terça-feira, 14 de maio de 2013

VIDA - Biologia - Trabalho Escolar



VIDA

As teorias acerca da natureza essencial da vida dividiram-se historicamente em conceitos vitalistas e mecanicistas. O vitalismo defende a existência de uma "força vital" que distingue a matéria viva da inanimada e constitui o princípio fundamental da vida. Para os mecanicistas, contudo, os fenômenos vitais não passam de processos e transformações que obedecem a leis químicas e físicas elementares, e um organismo vivo pode, em última instância, ser reduzido a nada mais do que seus átomos e moléculas constituintes.
Vida é o estado ou condição dos organismos capazes de desempenhar transformações complexas de moléculas orgânicas (essenciais a atividades funcionais como metabolismo, crescimento e reprodução). Esses seres evoluem por seleção natural e produzem cópias mais ou menos idênticas de si mesmos, transmitindo às gerações seguintes as instruções necessárias para que elas próprias se repliquem ou reproduzam.
O metabolismo envolve o contínuo intercâmbio de matéria entre um sistema vivo e seu ambiente, principalmente no processo de formação ou destruição de seu protoplasma (conteúdo celular). O crescimento implica um aumento de tamanho do organismo, o que comumente se deve a uma atividade metabólica maior de síntese de protoplasma do que de destruição. A reprodução, talvez o mais evidente sinal de vida, diz respeito, em seu nível mais fundamental, à divisão de uma célula em duas. Esse processo é controlado pela informação hereditária contida em extensas moléculas denominadas ácidos nucléicos e constituídas de genes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário