sexta-feira, 31 de maio de 2013

PORCO-ESPINHO - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


PORCO-ESPINHO

Como o ouriço europeu (Erinaceus europaeus) e o ouriço-cacheiro (Coendou villosus), este freqüente no Brasil e em outros países da América do Sul, o porco-espinho se caracteriza por ter o dorso revestido de espinhos, numa eficiente proteção contra os predadores. Os espinhos dos ouriços, no entanto, são pequenos em comparação com os do porco-espinho, que medem até 35cm.
O nome porco-espinho aplica-se a numerosas espécies, mas principalmente a dois mamíferos roedores de compleição robusta, pernas curtas, hábitos noturnos e alimentação propiciada basicamente por plantas: o porco-espinho da Europa, Ásia e África (Hystrix cristata), que pertence à família dos histricídeos e não sobe em árvores, e o porco-espinho do Canadá e dos Estados Unidos (Erethizon dorsatum), que pertence à família dos eretizontídeos e é, como o ouriço-cacheiro, da mesma família, um animal arborícola. Nos vários casos, os espinhos são vistos como pêlos que, modificados no curso da evolução, se tornaram rígidos.
O Hystrix cristata, disperso pelo sul da Europa, por toda a África, pela Índia e o arquipélago malaio até Bornéu, é o maior roedor terrestre europeu: atinge oitenta centímetros de comprimento total e pesa até mais de vinte quilos. Vive em tocas que escava com as patas fortes, é em geral solitário e come frutas e raízes diversas, causando às vezes estragos a lavouras. É comum que procrie duas vezes por ano. A fêmea, após uma gestação de cerca de dois meses, dá à luz de um a quatro filhotes. Já o porco-espinho da América do Norte procria no outono ou no começo do inverno. A fêmea tem um ou dois filhotes por gestação, que nascem, com espinhos ainda moles, cerca de sete meses depois. Os adultos atingem 75cm de comprimento e apresentam uma cauda grossa, musculosa e curta. Seus espinhos medem cerca de 7,5cm, contra até 35cm já registrados no porco-espinho da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário