sexta-feira, 31 de maio de 2013

CAMELO - Biologia, ZOOLOGIA, Trabalho Escolar.


CAMELO


Se o cavalo representou um elemento insubstituível na colonização e conquista de amplas regiões da zona temperada do planeta, o camelo permitiu a vida do homem no Saara e nos grandes desertos da Ásia.
Camelo é um mamífero artiodáctilo da família dos camelídeos. Embora na ordenação sistemática das espécies animais tenha sido considerado ruminante, modernamente foi separado desse grupo por apresentar o estômago dividido em três cavidades e não em quatro, como aquele. Estudos evolutivos demonstraram que os camelídeos tiveram origem há cerca de 45 milhões de anos no continente americano, onde ainda subsistem alguns integrantes do grupo, como as lhamas, alpacas e vicunhas.
Distinguem-se duas espécies: o camelo bactriano (Camelus bactrianus), de duas corcovas, que vive ainda em estado selvagem no deserto de Gobi, na Ásia central, e o dromedário (C. dromedarius), de uma corcova, mais esbelto e alto do que o anterior, que vive exclusivamente como animal doméstico. Sua área de distribuição compreende a Índia, o Oriente Médio e o norte da África.
Tanto a visão como o olfato dos camelos são muito desenvolvidos. Um de seus principais traços definidores é a perfeita adaptação a condições ambientais de extrema aridez, características dos desertos, onde sobrevivem graças a uma série de peculiaridades anatômicas e fisiológicas. Os orifícios nasais apresentam músculos de oclusão que impedem a penetração da areia. Igual papel desempenham as longas pestanas.
Muito resistentes ao calor e à fadiga, assim como à falta de água, os camelos podem jejuar durante mais de duas semanas. Não suam até que a temperatura corporal alcance 40o C, o que lhes permite poupar grande quantidade de água. A pele não tem a capa de gordura que leva outros mamíferos a perder calor com facilidade. Na corcova armazena-se gordura, que constitui uma reserva de alimento. Um processo metabólico permite-lhes também obter essa gordura por oxidação celular.
O período de gestação é de quase um ano para o dromedário e de 13 meses para o camelo bactriano. Além de ser um valioso animal de carga, esse mamífero fornece carne, leite e couro. O tecido conhecido como pêlo de camelo, obtido do revestimento piloso do camelo bactriano, é utilizado na fabricação de agasalhos, devido as suas notáveis propriedades como isolante térmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário