sábado, 18 de maio de 2013

GUANACO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA


GUANACO


Da Patagônia ao Peru, nas encostas baixas das terras áridas do sul do continente americano, habitam os  guanacos, animais aparentados com os camelos, que vagam pelos pastos do planalto, muitas vezes em companhia das avestruzes, com as quais formam uma associação de vigilância comum contra os possíveis predadores.
O guanaco (Lama guanacoe) é um mamífero artiodáctilo, isto é, de número par de dedos, da família dos camelídeos, a que também pertencem a lhama e a alpaca, mas ao contrário desses animais e tal como a vicunha, só é encontrado em estado selvagem. Mede mais de um metro de altura e chega a pesar cinqüenta quilos. Tem pelagem marrom no dorso, pescoço, cabeça e patas, e esbranquiçada nas partes ventrais. É animal de porte esbelto, patas altas e finas, pescoço delgado, orelhas alongadas e móveis e olhos protegidos por espessas pestanas.
Os guanacos se alimentam de ervas e outros vegetais. São mamíferos sociáveis, que vivem em pequenos rebanhos, compostos em geral de várias fêmeas e um macho. Em certas ocasiões, várias manadas se juntam em marcha através do planalto, mas nunca se misturam. Quando se apresenta uma situação de perigo, o macho exerce a função de defesa, enfrenta o possível predador e guia o rebanho na fuga. O período da gestação é de 12 meses e em cada parto nasce apenas uma cria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário