quarta-feira, 15 de maio de 2013

ENGENHARIA DO AMBIENTE - Biologia - Trabalhos Escolares - Ecologia


ENGENHARIA DO AMBIENTE

A engenharia do ambiente é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, económica e tecnológica, com vista a promover um desenvolvimento sustentável.

Atuação do engenheiro ambiental

Como qualquer engenheiro, o engenheiro ambiental tem por função resolver problemas concretos, recorrendo à tecnologia. Por este motivo, o seu mercado de trabalho é bastante heterogéneo e distribuí-se por: administração central, seus serviços descentralizados a nível regional, administração local, empresas indústriais, empresas de consultoria, empresas de serviços, ONGs, instituições de investigação e ensino superior.

Uma das aptidões que devem ser desenvolvidas pelo engenheiro ambiental, é a avaliação da duração, magnitude e reversibilidade das alterações causadas pela atividade humana no meio ambiente independentemente de sua natureza adversa ou benéfica. O primeiro curso de Engenharia Ambiental criado foi o da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Canoas (RS), pela Resolução Consun/ULBRA n. 45, de 31 de outubro de 1991, subsidiada pelo Parecer n. 1.031, de 06 de dezembro de 1989, que somente foi iniciado em 01 de março de 1994. Já o primeiro curso que entrou em funcionamento foi o da Universidade de Federal de Tocantins (UFT), em 09 de março de 1992, que foi criado pela Resolução CESu n 118, de 19 de dezembro de 1991 (BRASIL, 2004a; UFT, s.d.). É válido ainda, lembrar que em 2003 deu-se inicio ao curso de em uma das maiores e mais conceituadas Universidades do País, a USP no campus de São Carlos, contando com um elenco de professores muito conceituados na área, a maioria deles advindos do curso de engenharia sanitária. O CEFET-RJ criou em 1999 e colocou em funcionamento o primeiro curso de Tecnólogo em Controle Ambiental no Brasil.


Áreas de atuação

As áreas de atuação do engenheiro ambiental são:
Análise de riscos ambientais
Auditorias e diagnósticos ambientais
Avaliação de impactos ambientais
Contabilidade ambiental
Controle de qualidade ambiental - sistemas de monitoramento e vigilância
Detecção remota aplicada a ambiente e ordenamento do território
Ecodesign e análise de ciclo de vida de produtos
Educação e sensibilização ambiental
Gestão ambiental
Gestão de recursos naturais e conservação da natureza
Gestão e tratamento de resíduos sólidos
Licenciamento Ambiental
Modelagem ambiental
Ordenamento do território, planeamento regional e urbano
Planeamento energético e energias renováveis
Poluição da água, solo, ar e ruído
Redes de saneamento (água e efluentes)
Regulamentação e normalização
Seguros e ambiente
Sistemas de informação ambiental
Tecnologia/Produção limpa
Tratamento de águas residuárias e de abastecimento
Redução e controle das emissões de poeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário