sexta-feira, 17 de maio de 2013

BABUÍNO - Biologia - Trabalhos Escolares - ZOOLOGIA


BABUÍNO


Considerado muito inteligente e facilmente domesticável, o babuíno se comunica por gritos bem definidos e também por certas posturas do corpo e movimentos com a cauda.
Babuíno é um macaco grande e robusto da família dos cercopitecídeos, encontrado na Arábia e na África ao sul do Saara. As cinco espécies existentes são classificadas em geral no gênero Papio (alguns especialistas preferem Chaeropithecus).
Animal de cabeça grande, tem o focinho sem pêlos e bem comprido, como o dos cães, bem como calosidades nuas nas nádegas. Dependendo da espécie, pesam de 14 a 40kg e mede de 50 a 115cm, excluída a cauda, que se arqueia de modo característico e varia de 45 a 70cm. Os machos têm quase o dobro do tamanho das fêmeas. O babuíno-preto-acinzentado (P. ursinus ou P. comatus) é o maior de todos. O menor é o babuíno-vermelho-da-guiné (P. papio). O mais vistoso, o babuíno-sagrado ou hamadria (P. hamadryas).
Os macacos do gênero vivem sobretudo em áreas pedregosas e de savana, deslocando-se tanto no chão quanto pelas árvores. Nutrem-se de plantas, pequenos animais, aves e ovos. Vorazes no ataque a plantações, são perigosos devido a seus enormes caninos e possantes membros. O período de gestação dura sete meses; a fêmea, em geral, pare um só filhote

Nenhum comentário:

Postar um comentário