quarta-feira, 31 de julho de 2013

Progenitor


Tanto no sentido geral, como biológico, designam-se por progenitores os dois seres que deram origem a um ou vários descendentes através dum processo reprodutivo.

Em geral, esses dois progenitores são o macho e a fêmea, normalmente designados por pai e mãe, principalmente no caso dos seres humanos.

Não confundamos genitor com progenitor. O genitor é aquele que gera, o pai. E progenitor é o pai que gerou antes, ou seja, que gerou o genitor. Meu pai é meu genitor. E meu progenitor é o meu avô.

No entanto, nos casos de seres vivos com sexo indiferenciado, como os fungos ou as bactérias, os progenitores podem ser indivíduos semelhantes na forma que se conjugam para dar origem a um (ou mais) novo(s) indivíduo(s).

No caso das plantas, os progenitores são a planta que suporta o zigoto, ou seja, o óvulo fecundado - que nas plantas com flores vai dar origem ao fruto - e outra planta que produziu o gâmeta masculino (que, nas plantas com flores se chama anterídeo e é transportado por um grão de pólen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário