terça-feira, 16 de julho de 2013

Português: O que é um pterodáctilo? E qual é a relação que há entre um morcego e um helicóptero?


…o que é um pterodáctilo? E qual é a relação que há entre um morcego e um helicóptero?

1. Pterodáctilo, ou pterodátilo, vem do grego: ptero (=asa) + dáctilo (=dedo). Um pterodáctilo tem os dedos unidos por uma membrana, formando uma “asa”. Pterodáctilo é espécime dos répteis pterossauros, que viveram no período jurássico. Eram voadores. Apresentavam “membrana alar (=relativo a asa) grande, que se estendia desde a parte lateral do corpo, até o quarto dígito (=dedo), que era extremamente desenvolvido”.

Do elemento grego “dáctilo” deriva a datilografia (=escrever com toques de dedo numa máquina) e a datiloscopia (=sistema de identificação por meio das impressões digitais).

E do elemento “ptero” deriva o áptero (=sem asas) e o díptero (=com duas asas).

2. A relação que há entre um morcego e um helicóptero é o elemento grego “ptero”. O helicóptero é assim chamado porque a “asa” (=ptero) é a própria hélice. E o morcego é um quiróptero, que é a ordem de mamíferos noturnos, voadores: quiro (=mão) + ptero (=asa). A “asa” do morcego é uma membrana entre os dedos da “mão”.

Do elemento “quiro” deriva a quiromante (=quem adivinha o futuro por meio da leitura das linhas da mão) e a cirurgia: “cir” = “quiro” (mão) + “urgia” (trabalho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário