terça-feira, 16 de julho de 2013

Português: O que o algodão é o filólogo têm em comum? O que é isonomia? Que significa deferir?


1º) O que o algodão é o filólogo têm em comum?

É o amor. O algodão é hidrófilo, ou seja, é “amigo” (filo) da água (hidro); e o filólogo é “quem ama” (filo) as palavras, a boa fala (logo).

Os elementos “filo” (=amigo, quem ama), “hidro” (=água) e “logo” (=palavra, fala) vêm do grego.

O algodão é hidrófilo (=amigo da água) porque é absorvente. É interessante lembrar que “filia” (=amor) se opõe a “fobia” (=aversão, medo).

Meu amigo e acadêmico Evanildo Bechara sempre lembra a origem da filologia, que o filólogo é, antes de tudo, um “amante da palavra”, um “amante da boa fala”.

É importante observar a presença do elemento grego “filo” em outras palavras: filosofia = amante (filo) do saber (sofia); filantropia = quem tem amor ao ser humano (antropo); necrofilia = quem ama o morto (necro); pedofilia = quem se sente atraído por criança (pedo)…

Quanto ao elemento “logo” (=palavra), é interessante registrar: logopedia = logo (palavra, fala) + pedia (criança); logomania = mania de palavras; monólogo = fala de um só (mono); diálogo = por meio (dia) da palavra; neologismo = nova (neo) palavra…


DESAFIOS

1º) O que é isonomia?

a)    duas pessoas de nomes iguais;

b)    doença cardiovascular;

c)    igualdade.


2º) Que significa deferir?

a)    aprovar;

b)    diferenciar;

c)    diferençar.


Respostas:

1º) letra (c) = “iso” significa “igual”. Certa vez, li num bom jornal: “A tese da isonomia fiscal busca a igualdade”. É uma típica frase que não diz nada, pois não há isonomia que não busque a igualdade. Para duas ou mais pessoas de nomes iguais, a palavra é homonímia.

2º) letra (a). No fim de um requerimento, é comum pedirmos deferimento, ou seja, que o requerimento seja aprovado. Certa vez, li num bom jornal: “Juiz deferiu favoravelmente o pedido do réu”. Temos aqui uma redundância, pois, se o juiz deferiu, só pode ter sido “favoravelmente”. Todo deferimento é um despacho favorável. E não devemos confundir deferir com diferir, que significa “fazer diferença” (=diferenciar, diferençar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário