terça-feira, 16 de julho de 2013

Português: de onde vem a palavra vilão?


…de onde vem a palavra vilão?

Aldeão é quem vive numa aldeia e vilão era quem vivia numa vila. Na sua origem, vilão era o nome utilizado para o cidadão que morava na vila. Era o urbano, o homem da vila, da cidade.

Segundo o professor Paulo Flávio Ledur, no seu simpático livro Os Pecados da Língua, “talvez pela falta de confiança do homem do campo nas suas relações com o vilão, o termo adquiriu o sentido pejorativo que hoje possui”.

No mesmo livro, podemos constatar outras duas curiosidades:

1a) “A equipe perdeu em pleno Maracanã.” É interessante lembrar que pleno significa “cheio, completo”. Em geral, no jornalismo esportivo, “pleno Maracanã” não quer dizer necessariamente que o estádio esteja lotado, e sim que o Vasco ou o Flamengo perdeu “dentro de casa”, ou seja, no seu estádio, na sua cidade. Ironicamente, em breve será possível que uma equipe perca o jogo em “pleno Maracanã” vazio.

2a) “Vivemos num ciclo vicioso de corrupção.” Talvez o jornalista estivesse se referindo ao período (=ciclo) em que estava ocorrendo a corrupção. O mais provável, porém, é que estivesse confundindo ciclo com círculo. Quem está viciada é a expressão “ciclo vicioso”. Infelizmente, a verdade é que “vivemos num círculo vicioso de corrupção”.

E para terminar, um historinha que o professor Ledur me contou e garante ser verdadeira. Teria acontecido numa cidade do interior do Rio Grande do Sul. Candidato à sucessão, em defesa do prefeito do seu partido, teria dito em discurso na reinauguração de uma estrada cheia de curvas e de terra batida, que recebera algumas melhorias feitas pelo prefeito: “O nosso prefeito já arretou e apedrejou esta estrada, e agora vai paralelipeidar todas as ruas da nossa cidade.”



DESAFIO

Talassoterapia é tratamento…

a)    pela água;

b)    pelo sono;

c)    pela água do mar.



Resposta: letra (c): Talassoterapia é o tratamento (=terapia) pela água do mar. “Talasso” vem do grego e significa “mar”.

Tratamento pela água é hidroterapia, e sonoterapia é tratamento pelo sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário