sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Enem 2014 – Acesso a redação corrigida


Redação Corrigida do Enem

Confira informações sobre o acesso a redação do Enem e se o candidato tem direito ou não a revisão e o acesso dessas redações após corrigidas pelo MEC.
redacao enem Enem 2014   Acesso a redação corrigida
Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que os alunos de nível médio completo ou em processo de término realizam para tentar obter vagas em determinadas faculdades que usam parte ou toda a nota dessa prova como processo seletivo. O Exame ocorre geralmente no final de cada ano e conta com diversos estudantes de todas as escolas, públicas e particulares.
Um assunto que gerou polêmica no Enem 2013 foi a questão dos candidatos terem ou não acesso a redação corrigida. No edital do Exame não constava a possibilidade de o candidato recorrer da nota conquistada na redação. As redações do ENEM 2014 são corrigidas por três pessoas. Inicialmente, dois corretores analisam a prova e, se houver discrepância superior a 300 pontos nas notas que cada um atribuiu à redação, um terceiro corretor é chamado para decidir a questão e dar a nota final.
Devido às restrições impostas a respeito do acesso a redação, muitos estudantes quiseram protestar e procuraram na Justiça o direito de ter o desejado acesso. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a Justiça recebeu 122 pedidos de acesso às redações do ENEM. Entre esses, 79 pediram revisão das notas. O número de pedidos e a pressão foram tão grandes que o Ministério decidiu dar acesso a todos.
No entanto, desses 79 candidatos que pediram a revisão das notas da redação do ENEM 2012, apenas dois tiveram a nota alterada. O MEC prestou alguns esclarecimentos à Justiça, dizendo que até o ano de 2011 não haviam ferramentas digitais disponíveis para o acesso as redações de todos os 4 milhões de candidatos que realizam a prova.
Vale lembrar que o MEC afirmou que os candidatos foram informados a respeito das possíveis e eventuais alterações e que o pedido de vista das notas da redação 2014 não é uma certeza de que o estudante poderá recorrer da nota obtida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário